dc.contributor.author |
Policarpo, Sonedelande Araújo |
|
dc.date.accessioned |
2024-05-14T11:56:42Z |
|
dc.date.available |
2024-05-14T11:56:42Z |
|
dc.date.issued |
2022-12-12 |
|
dc.identifier.other |
CDD 372.35 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/31454 |
|
dc.description |
POLICARPO, S. A. O ensino de ciências e a proposta didática dos três momentos pedagógicos (TMP) com práticas experimentais e a alimentação saudável: relato de experiência. 2022. 27 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
O presente trabalho tem como objetivo geral refletir o quão importante são as práticas experimentais no ensino de ciências aos anos iniciais, vista como ferramentas fundamentais na consolidação do ensino-aprendizagem do educando. Para atingir esse fim, traçaram-se os seguintes objetivos específicos: Analisar a importância das práticas experimentais nos anos iniciais do ensino fundamental, a partir da aplicação de sequência didática na turma do 5º ano A, com 25 alunos no turno da manhã, na Escola Municipal Presidente Costa e Silva, na cidade de Puxinanã-PB; Discutir as práticas experimentais como ferramentas construtoras para o conhecimento do educando buscando despertar e promover, o interesse do aluno nos conteúdos programados; Proporcionar uma maior compreensão e desenvolvimento de competências e habilidades dos alunos frente a aprendizagem do objetivo de conhecimento cientifico, a partir da prática de atividades experimentais da sequência didática aplicada na turma do 5º ano A. Para o desenvolvimento deste trabalho foram utilizadas pesquisas bibliográficas baseadas nos teóricos, Neto, Lucena e Braga (2019); Abreu, Ferreira e Freitas (2017) e Zompero, Passos e Carvalho (2012), na pesquisa de campo, ambas de caráter qualitativas, as quais orientaram para uma investigação participativa, e ao mesmo tempo realizar uma intervenção pedagógica como uma sequência didática com vistas a contribuir com a temática pesquisada e vivenciada com a realidade. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
Orientador: Prof. Esp. Diêgo de Lima Santos Silva |
pt_BR |
dc.language.iso |
other |
pt_BR |
dc.subject |
Práticas experimentais |
pt_BR |
dc.subject |
Sequência didática |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino de ciências |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino fundamental |
pt_BR |
dc.title |
O ensino de ciências e a proposta didática dos três momentos pedagógicos (TMP) com práticas experimentais e a alimentação saudável: um relato de experiência |
pt_BR |
dc.type |
Other |
pt_BR |