UEPB - Repositório Digital

O ensino de ciências e a proposta didática dos três momentos pedagógicos (TMP) com práticas experimentais e a alimentação saudável: um relato de experiência

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Policarpo, Sonedelande Araújo
dc.date.accessioned 2024-05-14T11:56:42Z
dc.date.available 2024-05-14T11:56:42Z
dc.date.issued 2022-12-12
dc.identifier.other CDD 372.35
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/31454
dc.description POLICARPO, S. A. O ensino de ciências e a proposta didática dos três momentos pedagógicos (TMP) com práticas experimentais e a alimentação saudável: relato de experiência. 2022. 27 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023. pt_BR
dc.description.abstract O presente trabalho tem como objetivo geral refletir o quão importante são as práticas experimentais no ensino de ciências aos anos iniciais, vista como ferramentas fundamentais na consolidação do ensino-aprendizagem do educando. Para atingir esse fim, traçaram-se os seguintes objetivos específicos: Analisar a importância das práticas experimentais nos anos iniciais do ensino fundamental, a partir da aplicação de sequência didática na turma do 5º ano A, com 25 alunos no turno da manhã, na Escola Municipal Presidente Costa e Silva, na cidade de Puxinanã-PB; Discutir as práticas experimentais como ferramentas construtoras para o conhecimento do educando buscando despertar e promover, o interesse do aluno nos conteúdos programados; Proporcionar uma maior compreensão e desenvolvimento de competências e habilidades dos alunos frente a aprendizagem do objetivo de conhecimento cientifico, a partir da prática de atividades experimentais da sequência didática aplicada na turma do 5º ano A. Para o desenvolvimento deste trabalho foram utilizadas pesquisas bibliográficas baseadas nos teóricos, Neto, Lucena e Braga (2019); Abreu, Ferreira e Freitas (2017) e Zompero, Passos e Carvalho (2012), na pesquisa de campo, ambas de caráter qualitativas, as quais orientaram para uma investigação participativa, e ao mesmo tempo realizar uma intervenção pedagógica como uma sequência didática com vistas a contribuir com a temática pesquisada e vivenciada com a realidade. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Prof. Esp. Diêgo de Lima Santos Silva pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Práticas experimentais pt_BR
dc.subject Sequência didática pt_BR
dc.subject Ensino de ciências pt_BR
dc.subject Ensino fundamental pt_BR
dc.title O ensino de ciências e a proposta didática dos três momentos pedagógicos (TMP) com práticas experimentais e a alimentação saudável: um relato de experiência pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta