Resumo:
O presente trabalho de conclusão de curso configura-se como um relato descritivo de experiência através do qual descrevo algumas atividades desenvolvidas, enquanto Profissional de Apoio a Inclusão Escolar (PAIE) junto a uma criança com Transtorno do Espectro Autista (TEA) numa escola pública da rede municipal de Campina Grande/PB, durante o ano de 2019. Tal trabalho tem por objetivo refletir sobre a importância da intervenção, suporte e acompanhamento pedagógico de crianças com deficiências no contexto escolar, como instrumentos importantes para a educação numa perspectiva inclusiva. Em termos metodológicos, configura-se como um relato de experiência, como instrumento metodológico utilizamos o diário de campo. Quanto ao referencial teórico, nos embasamos em autores que discutem sobre educação inclusiva e autismo no contexto escolar, como: Estanslau & Bressan (1994); Lago (2007); Mantoan (2003); Milan (2022), entre outros, bem como a legislação vigente no país que rege a educação inclusiva, especialmente a Lei 9394/96 – Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) e a Lei nº 13.146/15i - Lei Brasileira de Inclusão (LBI). Por fim, concluímos que o trabalho de acompanhamento pedagógico a crianças com deficiência no contexto do chamado ensino regular é de extrema importância para a efetivação de uma educação numa perspectiva inclusiva.
Descrição:
ARAÚJO, M. A. A. Práticas pedagógicas inclusivas com criança com Transtorno do Espectro Autista (TEA) no ensino fundamental: relato de experiência. 2023. 27 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023.