UEPB - Repositório Digital

Práticas pedagógicas inclusivas com criança com Transtorno do Espectro Autista (TEA) no ensino fundamental: relato de experiência

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Araújo, Maria Aparecida Albuquerque
dc.date.accessioned 2024-05-14T12:51:57Z
dc.date.available 2024-05-14T12:51:57Z
dc.date.issued 2023-08-25
dc.identifier.other CDD 370.115
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/31470
dc.description ARAÚJO, M. A. A. Práticas pedagógicas inclusivas com criança com Transtorno do Espectro Autista (TEA) no ensino fundamental: relato de experiência. 2023. 27 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023. pt_BR
dc.description.abstract O presente trabalho de conclusão de curso configura-se como um relato descritivo de experiência através do qual descrevo algumas atividades desenvolvidas, enquanto Profissional de Apoio a Inclusão Escolar (PAIE) junto a uma criança com Transtorno do Espectro Autista (TEA) numa escola pública da rede municipal de Campina Grande/PB, durante o ano de 2019. Tal trabalho tem por objetivo refletir sobre a importância da intervenção, suporte e acompanhamento pedagógico de crianças com deficiências no contexto escolar, como instrumentos importantes para a educação numa perspectiva inclusiva. Em termos metodológicos, configura-se como um relato de experiência, como instrumento metodológico utilizamos o diário de campo. Quanto ao referencial teórico, nos embasamos em autores que discutem sobre educação inclusiva e autismo no contexto escolar, como: Estanslau & Bressan (1994); Lago (2007); Mantoan (2003); Milan (2022), entre outros, bem como a legislação vigente no país que rege a educação inclusiva, especialmente a Lei 9394/96 – Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) e a Lei nº 13.146/15i - Lei Brasileira de Inclusão (LBI). Por fim, concluímos que o trabalho de acompanhamento pedagógico a crianças com deficiência no contexto do chamado ensino regular é de extrema importância para a efetivação de uma educação numa perspectiva inclusiva. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientadora: Profa. Dra. Elisabete Carlos do Vale pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Educação inclusiva pt_BR
dc.subject Autismo pt_BR
dc.subject Acompanhamento pedagógico pt_BR
dc.title Práticas pedagógicas inclusivas com criança com Transtorno do Espectro Autista (TEA) no ensino fundamental: relato de experiência pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta