Resumo:
A presente pesquisa abordará acerca do uso das Tecnologias de Informação e comunicação
(TICS) nas aulas de língua portuguesa durante e pós pandemia, baseado em informações, que
entendem que as TICs, como: Google meet, whatsapp, entre outros, tornam-se ferramentas
interativas que favorecem o ensino/aprendizagem. Diante desse contexto, tornou-se necessário
implantar o ensino remoto, como única ferramenta disponível, pois o contato presencial foi
inviável. A escolha da temática concerne na importância do uso das novas TICs para o
enfrentamento à pandemia da Covid-19 e, com o retorno ao ensino presencial, continuar a
fazer uso dessas ferramentas sempre que necessário. A abordagem é de natureza qualitativa e
exploratória constituída, também, como pesquisa bibliográfica, baseando-se nas de teorias de
Brasil (2000, 1996, 2008); Drumond (2020); Júnior et al. (2009); Rojo (2013); Pretto (2011);
Possenti, (1996). Dentre outros autores. A proposta é envestigar sobre o tema, enfatizando os
conceitos de tecnologia, informação, comunicação e linguagem no contexto da pandemia,
apresentando os desafios e dificuldades enfrentadas por estudantes e professores e levando em
consideração mudanças ocorridas com o uso dessas tecnologias, principalmente na disciplina
de português pelo surgimento de novas linguagens, para isso é necessário consultar o que diz
a legislação sobre o ensino a distância, uma vez que, as normas que foram cumpridas no
sistema educacional durante a pandemia. A partir desse embasamento, o problema de
pesquisa a ser estudado nesse trabalho é: Como as tecnologias de informação e comunicação
minimizaram os impactos na pandemia, e quais mudanças podem ocorrer nas aulas de língua
portuguesa após o período remoto? Na busca de soluções a essas questões, atentaremos para
as dificuldades enfrentadas por alunos e professores que precisaram em um curto espaço de
tempo fazer uso das TICs para a continuidade de aulas de forma remota. A escolha da
temática concerne na importância do uso das novas TICs para o enfrentamento à pandemia da
Covid-19 e, com o retorno ao ensino presencial, continuar a fazer uso do WhatsApp, google
sala de aula, google Meet e todas as vezes que houver necessidade. Também é relevante no
intuito de pensar e repensar o ensino de língua materna associado as tecnologias digitais. Que
a temática desenvolvida nesse trabalho acadêmico possa contribuir de alguma forma para
outras pesquisas. Após um ano atípico as tecnologias e os docentes se tornaram os principais
protagonistas no contexto educacional.
Descrição:
ALVES, J. S. O uso das tecnologias digitais antes, durante e após o período pandêmico: desafios e possibilidades. 2023. 18 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Português) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023.