Resumo:
Esse artigo descreve e analisa experiência realizada pela autora dessa pesquisa, em uma turma de Educação Infantil I de uma escola particular da cidade de Campina Grande, no período de 06 a 15 de agosto de 2019. Utilizou se como fundamentos teóricos alguns documentos oficiais norteadores das práticas didático pedagógicas da Educação Infantil, tais como: Base Nacional Comum Curricular (BNCC, Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (DCNEI, 2010 ); Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (RCNEI, 1998). Na metodologia optou se pela abordagem qualitativa com foco no relato de experiência.
Conclui se que analisar as ações e as atividades desenvolvidas p elas crianças durante o desenvolvimento do Projeto “Quem sou eu”, além de proporcionar um olhar reflexivo e crítico acerca da minha prática como professora também evidenciou aspectos que precisam ser revisitados, avaliados para promover melhorias no processo de ensino de crianças, de modo particular, da Educação Infantil. Destaca-se o papel da criança como principal sujeito, ator e beneficiário das ações e das atividades vivenciadas
Descrição:
SILVA, R. M. A sala de referência da educação infantil como espaço de formação: relato de experiência em uma escola particular de Campina Grande. 2023. 60 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023.