Resumo:
No decorrer dos anos 2000 em diante, a sala de aula e as práticas docentes passaram a ser
fortemente objeto de investigação no campo da Linguística Aplicada (LA). E com o
advento e a necessidade de uso mais constante da tecnologia digital, essa abordagem foi
ainda mais essencial, pois os professores precisaram se adaptar às novas ferramentas de
ensino, sendo ainda mais incisiva durante a pandemia da COVID-19. Nesse contexto de
investigação, este artigo surge com o objetivo geral de, a partir de um relato reflexivo,
escrito por uma professora efetiva de uma instituição privada na cidade de Campina
Grande-PB, investigar os impactos dos primeiros anos de atuação dessa docente, antes,
durante e depois da pandemia. Para isso, esse estudo tem objetivos específicos ao
averiguar, a partir de um relato reflexivo, numa perspectiva longitudinal, a apropriação
dos saberes docentes pela colaboradora, ao se encontrar como professora efetiva da
educação básica; como também, investigar, mediados pelas vozes enunciativas, os
conflitos e as superações relatados pela colaboradora, determinantes para sua atuação
profissional nos primeiros anos de docência. Como base teórica, o estudo se apropria: dos
saberes docentes (TARDIF, [2002]2014), das fases dos primeiros anos de docência
(HUBERMAN, 1989), dos conflitos revelados em ambiente de trabalho (CLOT, 1999) e
das vozes enunciativas (BRONCKART, 1999). O percurso metodológico foi
desenvolvido tomando por base uma pesquisa qualitativo-interpretativa e um estudo de
caso (PRODONOV; FREITAS, 2013), tendo como instrumento um relato de experiência
escrito por uma professora, em que ela reflete sobre suas primeiras atuações, envolta pelo
ensino remoto. Em linhas gerais, os resultados apontam para antes da pandemia, a
professora descobre, através da voz do autor empírico, que não sabia ao certo como agir,
já que não tinha domínio do saber curricular, exigido pela escola, para ensinar Redação;
durante a pandemia, deparou-se com outro conflito, o de ter que dar aulas on-line, imposto
pela voz social da escola, e ter que dominar as ferramentas digitais; e após a pandemia,
mesmo sendo comparada, pela voz dos personagens alunos a outros colegas de profissão,
a autora do relato demonstra, através do saber experiencial, adaptar ao ensino presencial
algumas metodologias aprendidas nas aulas on-line. De uma maneira geral, seus
primeiros anos consistiram em uma experiência desafiadora como professora, mas
possibilitaram desenvolver saberes e superar conflitos nos diferentes contextos de ensino.
Descrição:
FAMA, D. M. M. P. S. Os primeiros anos de atuação docente antes, durante e depois da pandemia: desafios em um relato de experiência. 2023. 27 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Português) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023.