UEPB - Repositório Digital

Os primeiros anos de atuação docente antes, durante e depois da pandemia: desafios em um relato de experiência

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Fama, Daniella Maria Moreira de Paiva Santos
dc.date.accessioned 2024-05-14T13:45:36Z
dc.date.available 2024-05-14T13:45:36Z
dc.date.issued 2023-09-13
dc.identifier.other CDD 410
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/31475
dc.description FAMA, D. M. M. P. S. Os primeiros anos de atuação docente antes, durante e depois da pandemia: desafios em um relato de experiência. 2023. 27 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Português) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023. pt_BR
dc.description.abstract No decorrer dos anos 2000 em diante, a sala de aula e as práticas docentes passaram a ser fortemente objeto de investigação no campo da Linguística Aplicada (LA). E com o advento e a necessidade de uso mais constante da tecnologia digital, essa abordagem foi ainda mais essencial, pois os professores precisaram se adaptar às novas ferramentas de ensino, sendo ainda mais incisiva durante a pandemia da COVID-19. Nesse contexto de investigação, este artigo surge com o objetivo geral de, a partir de um relato reflexivo, escrito por uma professora efetiva de uma instituição privada na cidade de Campina Grande-PB, investigar os impactos dos primeiros anos de atuação dessa docente, antes, durante e depois da pandemia. Para isso, esse estudo tem objetivos específicos ao averiguar, a partir de um relato reflexivo, numa perspectiva longitudinal, a apropriação dos saberes docentes pela colaboradora, ao se encontrar como professora efetiva da educação básica; como também, investigar, mediados pelas vozes enunciativas, os conflitos e as superações relatados pela colaboradora, determinantes para sua atuação profissional nos primeiros anos de docência. Como base teórica, o estudo se apropria: dos saberes docentes (TARDIF, [2002]2014), das fases dos primeiros anos de docência (HUBERMAN, 1989), dos conflitos revelados em ambiente de trabalho (CLOT, 1999) e das vozes enunciativas (BRONCKART, 1999). O percurso metodológico foi desenvolvido tomando por base uma pesquisa qualitativo-interpretativa e um estudo de caso (PRODONOV; FREITAS, 2013), tendo como instrumento um relato de experiência escrito por uma professora, em que ela reflete sobre suas primeiras atuações, envolta pelo ensino remoto. Em linhas gerais, os resultados apontam para antes da pandemia, a professora descobre, através da voz do autor empírico, que não sabia ao certo como agir, já que não tinha domínio do saber curricular, exigido pela escola, para ensinar Redação; durante a pandemia, deparou-se com outro conflito, o de ter que dar aulas on-line, imposto pela voz social da escola, e ter que dominar as ferramentas digitais; e após a pandemia, mesmo sendo comparada, pela voz dos personagens alunos a outros colegas de profissão, a autora do relato demonstra, através do saber experiencial, adaptar ao ensino presencial algumas metodologias aprendidas nas aulas on-line. De uma maneira geral, seus primeiros anos consistiram em uma experiência desafiadora como professora, mas possibilitaram desenvolver saberes e superar conflitos nos diferentes contextos de ensino. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientadora: Profa. Dra. Tatiana Fernandes Sant’ana pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Linguística aplicada pt_BR
dc.subject Docência pt_BR
dc.subject Educação básica pt_BR
dc.subject Formação de professor pt_BR
dc.title Os primeiros anos de atuação docente antes, durante e depois da pandemia: desafios em um relato de experiência pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta