Resumo:
A presente proposta trata-se de uma pesquisa-ação onde pretende-se desenvolver a leitura e a
escrita de alunos diagnosticados com Transtorno de Déficit de Atenção com Hiperatividade
(TDAH), através do recurso didático História em Quadrinhos (HQs) como uma ferramenta de
aprendizagem. A escolha das HQs justifica-se em razão deste ser um gênero textual de fácil
aquisição e que promove a união das linguagens visual e verbal, além de ser um recurso
pedagógico que vem a contribuir nos aspectos positivos ao processo de leitura e escrita para
alunos atípicos, buscando proporcionar dessa forma uma aprendizagem mais significativa.
Nessa perspectiva, o uso da história em quadrinhos representa a pesquisa-ação desenvolvida
junto a alunos do 3º ano do Ensino Fundamental de uma Escola Municipal localizada na área
urbana periférica do Município de Campina Grande, Agreste Paraibano. Os resultados
indicaram que os alunos participantes, demonstraram no final da pesquisa melhoria na atenção,
além de desenvolverem melhor a leitura e escrita. Concluímos que no início da pesquisa os
alunos com TDAH apresentavam dificuldade e desinteresse pela leitura realizada em sala de
aula. Porém ao longo deste trabalho os alunos participantes foram incentivados a melhorar sua
compreensão de leitura para superar as dificuldades, além de conseguirem realizar as tarefas de
leitura e escrita com mais confiança e autonomia.
Descrição:
FERREIRA NETO, M. M. Histórias em quadrinhos (HQs) para alunos com diagnóstico de TDAH: desenvolvendo a leitura e a escrita. 2023. 33 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023.