UEPB - Repositório Digital

Histórias em quadrinhos (HQs) para alunos com diagnóstico de TDAH: desenvolvendo a leitura e a escrita

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Ferreira Neto, Mística Miquele
dc.date.accessioned 2024-05-14T14:28:01Z
dc.date.available 2024-05-14T14:28:01Z
dc.date.issued 2023-10-18
dc.identifier.other CDD 372.6
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/31490
dc.description FERREIRA NETO, M. M. Histórias em quadrinhos (HQs) para alunos com diagnóstico de TDAH: desenvolvendo a leitura e a escrita. 2023. 33 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023. pt_BR
dc.description.abstract A presente proposta trata-se de uma pesquisa-ação onde pretende-se desenvolver a leitura e a escrita de alunos diagnosticados com Transtorno de Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH), através do recurso didático História em Quadrinhos (HQs) como uma ferramenta de aprendizagem. A escolha das HQs justifica-se em razão deste ser um gênero textual de fácil aquisição e que promove a união das linguagens visual e verbal, além de ser um recurso pedagógico que vem a contribuir nos aspectos positivos ao processo de leitura e escrita para alunos atípicos, buscando proporcionar dessa forma uma aprendizagem mais significativa. Nessa perspectiva, o uso da história em quadrinhos representa a pesquisa-ação desenvolvida junto a alunos do 3º ano do Ensino Fundamental de uma Escola Municipal localizada na área urbana periférica do Município de Campina Grande, Agreste Paraibano. Os resultados indicaram que os alunos participantes, demonstraram no final da pesquisa melhoria na atenção, além de desenvolverem melhor a leitura e escrita. Concluímos que no início da pesquisa os alunos com TDAH apresentavam dificuldade e desinteresse pela leitura realizada em sala de aula. Porém ao longo deste trabalho os alunos participantes foram incentivados a melhorar sua compreensão de leitura para superar as dificuldades, além de conseguirem realizar as tarefas de leitura e escrita com mais confiança e autonomia. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Prof. Dr. Eduardo Gomes Onofre pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Transtorno de Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) pt_BR
dc.subject História em Quadrinhos - HQS pt_BR
dc.subject Leitura pt_BR
dc.subject Escrita pt_BR
dc.title Histórias em quadrinhos (HQs) para alunos com diagnóstico de TDAH: desenvolvendo a leitura e a escrita pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta