Resumo:
A Educação de Jovens e Adultos (EJA) visa reintegrar adolescentes e adultos no contexto
escolar, ofertando uma educação gratuita e de qualidade, que oferece o aprimoramento de
determinadas habilidades dos alunos visando a inserção no mercado de trabalho, conforme
o Parecer CNE/CEB nº 11 (2000). Para o funcionamento desta modalidade de ensino de
maneira mais efetiva foi criado o Plano Nacional do Livro Didático da EJA (PNLD EJA), a
fim de obter livros didáticos para a alfabetização de jovens e adultos. Essas obras, podem
não atender às necessidades dos alunos da EJA e tendem a dificultar o processo de ensino aprendizagem, pois no que diz respeito às unidades do Livro Didático (LD) de língua inglesa
de 2014, que apresentam uma temática relevante para ser discutida com os alunos, a forma
como a gramática é trabalhada, não condiz com o que define o PNLD. Para contornar esta
problemática uma Sequência Didática (SD) foi elaborada intencionando que o ensino-aprendizagem ocorra por meio do estudo de gêneros e pelo desenvolvimento das capacidades
de linguagem, quais sejam: capacidade de ação, capacidade discursiva e capacidade
linguístico-discursiva. A partir disso, esse estudo tem por objetivo investigar se a proposta
de SD elaborada por uma professora de língua inglesa em formação inicial, é capaz de suprir
as lacunas apresentadas nas unidades 1 e 2 do LD da EJA, por meio do desenvolvimento das
capacidades de linguagem. Assim sendo, para nortear teoricamente este estudo, dissertamos
sobre o percurso histórico da EJA e suas funções, embasados no PARECER CNE/CEB nº
11/2000; PNLD EJA, 2014). Posteriormente, discutimos sobre SD de acordo com DOLZ et
al, 2004; CRISTOVÃO, 2009; DOLZ; PASQUIER, 1996. Após isso, argumentamos sobre
como uma SD seria uma possibilidade para o ensino de gêneros a partir de MACHADO;
CRISTOVÃO, 2006; MARCUSCHI, 2008; BAZERMAN, 2020; CANATO; CRISTOVÃO,
2008. Por fim, discorremos sobre as capacidades de linguagem (CRISTOVÃO, 2005, 2009;
CANATO; CRISTOVÃO, 2008). Nosso estudo está alinhado à pesquisa qualitativa e tem
como corpus as unidades 1 e 2 do LD da EJA-2014 da editora Moderna e a SD produzida
por uma professora de língua inglesa em formação inicial. Após a nossa análise
identificamos o desenvolvimento das capacidades de linguagem nas atividades propostas na
SD o que a torna uma possibilidade para suprir as lacunas apresentadas nas unidades 1 e 2
do LD da EJA.
Descrição:
MOURA, M. L. B. Proposição de material didático para o ensino da língua inglesa em contexto da EJA: livro didático, capacidades de linguagem e SD. 2023. 60 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Inglês) – Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023.