UEPB - Repositório Digital

Proposição de material didático para o ensino da língua inglesa em contexto da EJA: livro didático, capacidades de linguagem e SD

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Moura, Maria do Livramento Barbosa
dc.date.accessioned 2024-05-15T14:22:35Z
dc.date.available 2024-05-15T14:22:35Z
dc.date.issued 2023-11-20
dc.identifier.other CDD 374
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/31524
dc.description MOURA, M. L. B. Proposição de material didático para o ensino da língua inglesa em contexto da EJA: livro didático, capacidades de linguagem e SD. 2023. 60 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Inglês) – Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023. pt_BR
dc.description.abstract A Educação de Jovens e Adultos (EJA) visa reintegrar adolescentes e adultos no contexto escolar, ofertando uma educação gratuita e de qualidade, que oferece o aprimoramento de determinadas habilidades dos alunos visando a inserção no mercado de trabalho, conforme o Parecer CNE/CEB nº 11 (2000). Para o funcionamento desta modalidade de ensino de maneira mais efetiva foi criado o Plano Nacional do Livro Didático da EJA (PNLD EJA), a fim de obter livros didáticos para a alfabetização de jovens e adultos. Essas obras, podem não atender às necessidades dos alunos da EJA e tendem a dificultar o processo de ensino aprendizagem, pois no que diz respeito às unidades do Livro Didático (LD) de língua inglesa de 2014, que apresentam uma temática relevante para ser discutida com os alunos, a forma como a gramática é trabalhada, não condiz com o que define o PNLD. Para contornar esta problemática uma Sequência Didática (SD) foi elaborada intencionando que o ensino-aprendizagem ocorra por meio do estudo de gêneros e pelo desenvolvimento das capacidades de linguagem, quais sejam: capacidade de ação, capacidade discursiva e capacidade linguístico-discursiva. A partir disso, esse estudo tem por objetivo investigar se a proposta de SD elaborada por uma professora de língua inglesa em formação inicial, é capaz de suprir as lacunas apresentadas nas unidades 1 e 2 do LD da EJA, por meio do desenvolvimento das capacidades de linguagem. Assim sendo, para nortear teoricamente este estudo, dissertamos sobre o percurso histórico da EJA e suas funções, embasados no PARECER CNE/CEB nº 11/2000; PNLD EJA, 2014). Posteriormente, discutimos sobre SD de acordo com DOLZ et al, 2004; CRISTOVÃO, 2009; DOLZ; PASQUIER, 1996. Após isso, argumentamos sobre como uma SD seria uma possibilidade para o ensino de gêneros a partir de MACHADO; CRISTOVÃO, 2006; MARCUSCHI, 2008; BAZERMAN, 2020; CANATO; CRISTOVÃO, 2008. Por fim, discorremos sobre as capacidades de linguagem (CRISTOVÃO, 2005, 2009; CANATO; CRISTOVÃO, 2008). Nosso estudo está alinhado à pesquisa qualitativa e tem como corpus as unidades 1 e 2 do LD da EJA-2014 da editora Moderna e a SD produzida por uma professora de língua inglesa em formação inicial. Após a nossa análise identificamos o desenvolvimento das capacidades de linguagem nas atividades propostas na SD o que a torna uma possibilidade para suprir as lacunas apresentadas nas unidades 1 e 2 do LD da EJA. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientadora: Profa. Ma. Telma Sueli Farias Ferreira pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Educação de Jovens e Adultos - EJA pt_BR
dc.subject Sequência didática pt_BR
dc.subject Gêneros textuais pt_BR
dc.subject Livro didático pt_BR
dc.title Proposição de material didático para o ensino da língua inglesa em contexto da EJA: livro didático, capacidades de linguagem e SD pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta