Resumo:
O presente trabalho tem como objetivo discutir a importância do brincar no processo de desenvolvimento e aprendizagens das crianças na Educação Infantil. Nosso intuito é compreender as dimensões constitutivas das atividades lúdicas, sobretudo as brincadeiras, como subsídios prazerosos e essenciais a prática pedagógica com crianças de 0 a 5 anos de idade. Nesse sentido, compreendemos o universo da ludicidade como um espaço onde as crianças aprendem brincando, de forma integrada com as demais, construindo laços com o outro que as levam a enfrentar dificuldades apresentadas durante seu crescimento físico, social e intelectual, através dos conhecimentos que são adquiridos. A pesquisa teve como norte as referências bibliográficas dos autores que tratam o tema com maestria, a exemplo de Rosa (2010), Kulhmann (2010), Aries (1981), Mâcedo (2012), Barbosa (2010), Santos (2009), Vygotsky (1989), dentre outros. Os mesmos discutem a infância e ressaltam a necessidade do professor da Educação Infantil, no dia a dia da sua prática pedagógica, ter como estratégia brincadeiras que não sirvam somente como lazer, mas que venha ter intencionalidade pedagógica e venham preparar os pequenos para a vida, visto que, seguindo as regras estabelecidas ao lidar com o lúdico elas estão sendo preparadas para a convivência em grupos, para o conviver em sociedade, compreendendo e aceitando as diferentes situações que são apresentadas em relação aos outros, nesse período tão significativo para a formação do sujeito.
Descrição:
SOUZA, C. R. de. O brincar como forma de expressão e desenvolvimento na educação infantil. 2023. 33 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023.