UEPB - Repositório Digital

O brincar como forma de expressão e desenvolvimento na educação infantil

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Souza, Caroline Ramos de
dc.date.accessioned 2024-05-17T11:21:05Z
dc.date.available 2024-05-17T11:21:05Z
dc.date.issued 2023-07-06
dc.identifier.other CDD 371.33
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/31555
dc.description SOUZA, C. R. de. O brincar como forma de expressão e desenvolvimento na educação infantil. 2023. 33 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023. pt_BR
dc.description.abstract O presente trabalho tem como objetivo discutir a importância do brincar no processo de desenvolvimento e aprendizagens das crianças na Educação Infantil. Nosso intuito é compreender as dimensões constitutivas das atividades lúdicas, sobretudo as brincadeiras, como subsídios prazerosos e essenciais a prática pedagógica com crianças de 0 a 5 anos de idade. Nesse sentido, compreendemos o universo da ludicidade como um espaço onde as crianças aprendem brincando, de forma integrada com as demais, construindo laços com o outro que as levam a enfrentar dificuldades apresentadas durante seu crescimento físico, social e intelectual, através dos conhecimentos que são adquiridos. A pesquisa teve como norte as referências bibliográficas dos autores que tratam o tema com maestria, a exemplo de Rosa (2010), Kulhmann (2010), Aries (1981), Mâcedo (2012), Barbosa (2010), Santos (2009), Vygotsky (1989), dentre outros. Os mesmos discutem a infância e ressaltam a necessidade do professor da Educação Infantil, no dia a dia da sua prática pedagógica, ter como estratégia brincadeiras que não sirvam somente como lazer, mas que venha ter intencionalidade pedagógica e venham preparar os pequenos para a vida, visto que, seguindo as regras estabelecidas ao lidar com o lúdico elas estão sendo preparadas para a convivência em grupos, para o conviver em sociedade, compreendendo e aceitando as diferentes situações que são apresentadas em relação aos outros, nesse período tão significativo para a formação do sujeito. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientadora: Profa. Dra. Soraya Maria Barros de Almeida Brandão pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Brincadeiras pt_BR
dc.subject Ludicidade pt_BR
dc.subject Desenvolvimento através de brincadeiras pt_BR
dc.subject Aprendizagem pt_BR
dc.title O brincar como forma de expressão e desenvolvimento na educação infantil pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta