Resumo:
Este estudo focaliza o ensino de crianças autistas em escolas públicas e privadas,
objetivando investigar e analisar as práticas de ensino e suporte oferecido a esses
alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA). O presente estudo apresentou uma
pesquisa de campo, do tipo exploratória, com abordagem qualitativa que contou com
a participação de professores(as) que atuam em escolas públicas e privadas do
Ensino Fundamental I, no município de Campina Grande-PB. A coleta de dados
envolveu entrevistas presenciais de aproximadamente 10 minutos cada. A Técnica de
Análise de Conteúdo de Bardin (2011) para categorização e interpretação dos dados.
Autores como Gonsalves (2001), Silberman (2015) e Oliveira (2020) embasaram o
estudo, e os resultados indicaram que, embora as escolas privadas apresentem menor
disponibilidade de recursos, os alunos desse contexto possuem maior acesso a
tratamentos especializados externos. Vale ressaltar que a adaptação curricular em
ambas as escolas é, em grande parte, uniforme. À vista disso, faz-se necessário
repensar estratégias educacionais para promover uma abordagem mais equitativa e
inclusiva para crianças autistas.
Descrição:
CAVALCANTE, K. C. Ensino de crianças autistas: explorando vivências de professoras do fundamental I em escolas públicas e privadas. 2023. 43 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023.