UEPB - Repositório Digital

Ensino de crianças autistas: explorando vivências de professoras do fundamental I em escolas públicas e privadas

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Cavalcante, Karoline Costa
dc.date.accessioned 2024-05-17T12:15:19Z
dc.date.available 2024-05-17T12:15:19Z
dc.date.issued 2023-12-07
dc.identifier.other CDD 371.9
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/31563
dc.description CAVALCANTE, K. C. Ensino de crianças autistas: explorando vivências de professoras do fundamental I em escolas públicas e privadas. 2023. 43 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023. pt_BR
dc.description.abstract Este estudo focaliza o ensino de crianças autistas em escolas públicas e privadas, objetivando investigar e analisar as práticas de ensino e suporte oferecido a esses alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA). O presente estudo apresentou uma pesquisa de campo, do tipo exploratória, com abordagem qualitativa que contou com a participação de professores(as) que atuam em escolas públicas e privadas do Ensino Fundamental I, no município de Campina Grande-PB. A coleta de dados envolveu entrevistas presenciais de aproximadamente 10 minutos cada. A Técnica de Análise de Conteúdo de Bardin (2011) para categorização e interpretação dos dados. Autores como Gonsalves (2001), Silberman (2015) e Oliveira (2020) embasaram o estudo, e os resultados indicaram que, embora as escolas privadas apresentem menor disponibilidade de recursos, os alunos desse contexto possuem maior acesso a tratamentos especializados externos. Vale ressaltar que a adaptação curricular em ambas as escolas é, em grande parte, uniforme. À vista disso, faz-se necessário repensar estratégias educacionais para promover uma abordagem mais equitativa e inclusiva para crianças autistas. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientadora: Profa. Dra.Tatiana Cristina Vasconcelos pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Educação inclusiva pt_BR
dc.subject Práticas de ensino pt_BR
dc.subject Transtorno do Espectro Autista pt_BR
dc.title Ensino de crianças autistas: explorando vivências de professoras do fundamental I em escolas públicas e privadas pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta