Resumo:
O presente artigo de conclusão de curso em Pedagogia aborda a temática da Educação de Jovens
e Adultos (EJA) na perspectiva da educação inclusiva, com foco no papel do professor no
processo ensino-aprendizagem. Destaca a necessidade de compreender e aprimorar práticas
educativas na EJA que é uma modalidade de ensino marcada pela diversidade de sujeitos. O
estudo ressalta a falta de prioridade e investimentos na EJA, traduzido na falta de condições
estruturais e pedagógicas, mesmo sendo uma modalidade de ensino fundamental na promoção
da inclusão social. Os objetivos do artigo são: Conceituar a Educação de Jovens e Adultos na
perspectiva da educação inclusiva, como também os desafios dessa modalidade de ensino,
analisar as dificuldades enfrentadas pelos professores na EJA, especialmente ao lidar com
alunos com deficiência e comparar as dificuldades e desafios analisados no referencial teórico
aos enfrentados pelas professoras do estudo de caso realizado. Além disso, busca-se refletir
sobre as principais dificuldades enfrentadas por professores/as dessa modalidade em lidar com
alunos e alunas com deficiência que buscam a EJA como possibilidade de assegurar o direito a
aprender. Tal reflexão é pautada a partir de uma discussão teórica sobre a temática, bem como,
a partir de um diálogo estabelecido com professoras de uma escola pública de Campina
Grande/PB que atuam nessa modalidade de ensino. Desse modo, a pesquisa evidenciou, não
apenas as dificuldades enfrentadas pelos/as sujeitos da EJA (professores/as e alunos/as), mas
também serviu para ressaltar a necessidade contínua de reflexão sobre a importância da EJA e
a necessidade lutar por políticas públicas que garantam a EJA como um espaço fundamental
para a inclusão social e educacional, proporcionando a todos os sujeitos que buscam a escola,
oportunidades de desenvolver plenamente seu potencial.
Descrição:
COSTA, V. C. S. A educação inclusiva e EJA e o papel do professor no processo ensino-aprendizagem. 2023. 25 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2024.