UEPB - Repositório Digital

A educação inclusiva e EJA e o papel do professor no processo ensino-aprendizagem

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Costa, Vitória Caroline Santos
dc.date.accessioned 2024-05-24T13:33:24Z
dc.date.available 2024-05-24T13:33:24Z
dc.date.issued 2023-11-24
dc.identifier.other CDD 370.115
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/31609
dc.description COSTA, V. C. S. A educação inclusiva e EJA e o papel do professor no processo ensino-aprendizagem. 2023. 25 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2024. pt_BR
dc.description.abstract O presente artigo de conclusão de curso em Pedagogia aborda a temática da Educação de Jovens e Adultos (EJA) na perspectiva da educação inclusiva, com foco no papel do professor no processo ensino-aprendizagem. Destaca a necessidade de compreender e aprimorar práticas educativas na EJA que é uma modalidade de ensino marcada pela diversidade de sujeitos. O estudo ressalta a falta de prioridade e investimentos na EJA, traduzido na falta de condições estruturais e pedagógicas, mesmo sendo uma modalidade de ensino fundamental na promoção da inclusão social. Os objetivos do artigo são: Conceituar a Educação de Jovens e Adultos na perspectiva da educação inclusiva, como também os desafios dessa modalidade de ensino, analisar as dificuldades enfrentadas pelos professores na EJA, especialmente ao lidar com alunos com deficiência e comparar as dificuldades e desafios analisados no referencial teórico aos enfrentados pelas professoras do estudo de caso realizado. Além disso, busca-se refletir sobre as principais dificuldades enfrentadas por professores/as dessa modalidade em lidar com alunos e alunas com deficiência que buscam a EJA como possibilidade de assegurar o direito a aprender. Tal reflexão é pautada a partir de uma discussão teórica sobre a temática, bem como, a partir de um diálogo estabelecido com professoras de uma escola pública de Campina Grande/PB que atuam nessa modalidade de ensino. Desse modo, a pesquisa evidenciou, não apenas as dificuldades enfrentadas pelos/as sujeitos da EJA (professores/as e alunos/as), mas também serviu para ressaltar a necessidade contínua de reflexão sobre a importância da EJA e a necessidade lutar por políticas públicas que garantam a EJA como um espaço fundamental para a inclusão social e educacional, proporcionando a todos os sujeitos que buscam a escola, oportunidades de desenvolver plenamente seu potencial. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientadora: Profa. Dra. Elizabete Carlos do Vale pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Educação de Jovens e Adultos - EJA pt_BR
dc.subject Educação inclusiva pt_BR
dc.subject Processo ensino-aprendizagem pt_BR
dc.title A educação inclusiva e EJA e o papel do professor no processo ensino-aprendizagem pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta