dc.contributor.author |
Batista, Bianca das Neves |
|
dc.date.accessioned |
2024-05-28T10:59:57Z |
|
dc.date.available |
2024-05-28T10:59:57Z |
|
dc.date.issued |
2024-03-26 |
|
dc.identifier.other |
CDD 372 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/31659 |
|
dc.description |
BATISTA, B. N. Afetividade no contexto da Educação Infantil. 2024. 54 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2024. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
O presente trabalho aborda a importância da afetividade no espaço da Educação Infantil, a qual funciona como um elemento necessário às práticas pedagógicas. Neste estudo, considerando a necessidade de investigá-la, valemo-nos da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e da compreensão de professoras da Educação Infantil. Por isso, questionamos: como a BNCC trata a dimensão afetiva em suas orientações destinadas à Educação Infantil? De que maneira professoras da Educação Infantil interpretam a importância dessa dimensão afetiva? Para responder às questões, determinamos um objetivo geral, que é: investigar percepções sobre a dimensão afetiva por parte da BNCC e de professoras da Educação Infantil. A partir dele, desdobram-se três objetivos específicos, que são: (1) analisar as considerações acerca da dimensão afetiva apresentadas na BNCC na etapa da Educação Infantil; (2) Identificar as concepções sobre a dimensão afetiva por parte de professoras atuantes no contexto da Educação Infantil; (3) apresentar (des)continuidades entre percepções a respeito da dimensão afetiva. Este estudo justifica-se pela da temática abordada, pois debater sobre a afetividade é referir-se a um traço da essência da vida humana. A composição deste trabalho envolveu uma pesquisa ancorada na análise documental, desdobrada através de uma abordagem qualitativa, utilizando entrevista por questionário com professoras de Educação Infantil da rede pública. Para o enfoque da importância da afetividade, bem como suas implicações na etapa da Educação Infantil, examinamos a seção referente aos Direitos da Aprendizagem e Desenvolvimento da BNCC e as respostas dadas por professoras. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
Orientadora: Profa. Dra. Nelsânia Batista da Silva |
pt_BR |
dc.language.iso |
other |
pt_BR |
dc.subject |
Afetividade |
pt_BR |
dc.subject |
Base Nacional Comum Curricular - BNCC |
pt_BR |
dc.subject |
Educação Infantil |
pt_BR |
dc.title |
Afetividade no contexto da educação infantil |
pt_BR |
dc.type |
Other |
pt_BR |