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O presente trabalho, de final de curso, trata sobre Profissionais de Apoio Escolar, na
modalidade cuidador, que estão inseridos junto à criança com deficiência no espaço
da Educação Infantil. Objetivamos compreender os desafios das atribuições do
Profissional de Apoio Escolar nesse ambiente. Dessa maneira, a pesquisa
apresenta-se com cunho qualitativo e análise do conteúdo, tomando por base
MINAYO (2012) e BARDIN (2011). Para obtermos resposta aos objetivos propostos,
aplicamos um questionário, enviado de forma online, para dez participantes.
Tivemos como fundamentação e embasamento teórico de análise autores a exemplo
de: (RIBEIRO,2015), (NORBERT ELIAS, 2006), (GAUDENZI e ORTEGA, 2016),
(DINIZ, 2007) dentre outros. Concluímos que a busca pelo direito à educação
inclusiva e igualitária vem tomando rumos cada vez mais necessários e
impulsionando mudanças significativas nas políticas educacionais nos últimos anos,
demonstrando a preocupação atenuante acerca dessa temática por estudiosos,
profissionais e movimentos sociais. Porém, quem está na linha de frente da inclusão,
a exemplo do Profissional de Apoio Escolar, encontra-se invisibilizado, apesar de
tantas atribuições desempenhada, ele permanece a margem do processo inclusivo,
pois nem se quer sua função foi legalmente reconhecida. Fato que precisa acontecer
o mais rápido possível. |
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