Resumo:
O presente estudo busca contribuir com a construção do conhecimento de profissionais da área educação e pais que buscam compreender sobre o Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) para proporcionar qualidade de vida nas esferas sociais e proporcionar estratégias para alcançar seus objetivos educacionais e profissionais de crianças e jovens. Diante do exposto, surgiu a questão que norteou a escrita deste artigo: o que é o TDAH e como se caracteriza esse transtorno? Quais desafios o TDAH impõe ao contexto escolar? Assim, decidimos realizar um estudo de revisão bibliográfica que tem por objetivo apresentar as principais características do TDAH, destacando conhecimentos necessários aos professores para aprimorar as práticas pedagógicas junto a crianças com TDAH. Na pesquisa bibliográfica também foram considerados para a construção dos sub-capítulos livros e legislações que abordassem o tema. A coleta de dados seguiu os procedimentos padrões da pesquisa bibliográfica: 1) leitura exploratória, 2) seleção de textos pertinentes ao objetivo, 3) leitura analítica e 4) construção do artigo. E o artigo ficou estruturado, além dessa introdução em três partes que abordam a caracterização do TDAH, as implicações do TDAH no contexto escolar e uma aproximação ao modelo social da deficiência e à perspectiva da neurodiversidade para pensar o TDAH para além de uma condição clínica. Por fim, são apresentadas as considerações finais.
Descrição:
FARIAS, T. E. A. D. Transtorno de déficit de atenção e hiperatividade: reconhecendo a diversidade no contexto escolar. 2023. 30 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia). - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2024.