UEPB - Repositório Digital

Transtorno de déficit de atenção e hiperatividade: reconhecendo a diversidade no contexto escolar

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Farias, Thayná Eulálio Albuquerque Duarte de
dc.date.accessioned 2024-05-28T11:06:48Z
dc.date.available 2024-05-28T11:06:48Z
dc.date.issued 2023-07-07
dc.identifier.other CDD 372
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/31662
dc.description FARIAS, T. E. A. D. Transtorno de déficit de atenção e hiperatividade: reconhecendo a diversidade no contexto escolar. 2023. 30 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia). - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2024. pt_BR
dc.description.abstract O presente estudo busca contribuir com a construção do conhecimento de profissionais da área educação e pais que buscam compreender sobre o Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) para proporcionar qualidade de vida nas esferas sociais e proporcionar estratégias para alcançar seus objetivos educacionais e profissionais de crianças e jovens. Diante do exposto, surgiu a questão que norteou a escrita deste artigo: o que é o TDAH e como se caracteriza esse transtorno? Quais desafios o TDAH impõe ao contexto escolar? Assim, decidimos realizar um estudo de revisão bibliográfica que tem por objetivo apresentar as principais características do TDAH, destacando conhecimentos necessários aos professores para aprimorar as práticas pedagógicas junto a crianças com TDAH. Na pesquisa bibliográfica também foram considerados para a construção dos sub-capítulos livros e legislações que abordassem o tema. A coleta de dados seguiu os procedimentos padrões da pesquisa bibliográfica: 1) leitura exploratória, 2) seleção de textos pertinentes ao objetivo, 3) leitura analítica e 4) construção do artigo. E o artigo ficou estruturado, além dessa introdução em três partes que abordam a caracterização do TDAH, as implicações do TDAH no contexto escolar e uma aproximação ao modelo social da deficiência e à perspectiva da neurodiversidade para pensar o TDAH para além de uma condição clínica. Por fim, são apresentadas as considerações finais. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientadora: Profa. Dra. Tatiana Cristina Vasconcelos pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade - TDAH pt_BR
dc.subject Modelo social da deficiência pt_BR
dc.subject Neurodiversidade pt_BR
dc.title Transtorno de déficit de atenção e hiperatividade: reconhecendo a diversidade no contexto escolar pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta