Resumo:
Compreende-se que a educação é o maior instrumento de transformação social e, no
contexto escolar precisa, com a máxima urgência, proporcionar situações de ensino aprendizagem favoráveis à construção da identidade cultural de modo geral e, em
particular, à criança negra. No entanto, sabemos que o Brasil está estruturado nas
relações étnico-raciais e nos conflitos de poder, e estes, por seu turno, resultam
dessas relações, nas quais o preconceito e a discriminação racial têm permeado o
cotidiano de adultos e de crianças afrodescendentes. Nesse sentido, ao enfocar a
Literatura Infantil como um produto cultural, que tem uma importante função social, é
porque reconheço-o, sobretudo, quando é o papel da Literatura Infantil sensibilizar as
crianças/alunos para que elas possam criar e recriar o seu mundo de forma inventiva
e imaginativa, chegando a compreender o mundo em que vive e ao mesmo tempo,
compreender a si mesma. E, para isso, os educadores precisam explorar, além de
outras, mas, principalmente, obras com conteúdos antirracistas, pois é muito
reconfortante primar por essa orientação pedagógica e de vida. Desta forma, surge o
seguinte problema de pesquisa: como ocorre a representatividade étnico-racial na
literatura infanto-juvenil brasileira na obra: O cabelo de Lelê? Neste sentido, o objetivo
geral desta pesquisa dar visibilidade a literatura infantil quanto ao seu papel na
formação da criança leitora e a sua contribuição para a representatividade étnico racial na obra: O cabelo de Lelê, de Valéria Belém. A elaboração deste estudo foi
realizada por meio de estudo bibliográfico descritivo, de natureza interpretativa e
documental, baseado na obra: O cabelo de Lelê. Para isso, adotamos uma pesquisa
bibliográfica de natureza qualitativa. Tendo como referencial teórico os estudos de
Almeida (2018); Carine (2023); Cadermatori (2010); Cavalleiro (2014); Gomes (2018);
Munduruku (2009) e outros.
Descrição:
ALMEIDA, M. L. G. Representatividade étnico-racial em "O cabelo de Lelê" de Valéria Bélém. 2023. 19 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2024.