Resumo:
Estudos pautados na construção da identidade docente e na formação de
professores tem crescido cada vez mais, principalmente, aqueles ancorados na
Linguística Aplicada e, sobretudo, aqueles que se referem ao papel das práticas
liguageiras, na formação inicial e continuada, como nos lembra Martiny (2012). Nesse
contexto de investigação, analisaremos um relato de experiência, escrito por
graduandos residentes, durante sua atuação no Programa Residência
Pedagógica/Letras- Português/UEPB/Campus I, cota 2020-2022. Para tanto, propornos-emos investigar a construção do perfil da identidade profissional docente, a partir
da experiência de regência no Programa Residência Pedagógica LetrasPortuguês/UEPB/Campus I, cota 2020-2022, considerando, especificamente: analisar
os tipos de trabalho revelados na atuação dos residentes, a partir de um relato de
experiência de atuação; investigar a construção da identidade profissional desses
docentes, oriunda do Programa Residência Pedagógica. Para subsidiar teoricamente
este estudo, de natureza qualitativo-interpretativa (Godoy, 2015), recorremos a
leituras e conceitos acerca da construção da identidade docente (Villegas, 2003; Day,
2003; Pimenta; Lima, 2006; Pimenta, 2006; Nóvoa, 1992; Iza et al., 2014; Pimenta;
Lima, 2006, Tardif, 2002) e dos tipos de trabalho (Machado, 2002; Cavalcanti, 2015).
A análise do corpus nos apresenta dois colaboradores, que, através da experiência
vivenciada no programa, conseguiram construir e moldar a identidade docente em
consonância às práticas pedagógicas manifestas em nosso corpus. Ao analisarmos
os diferentes tipos de trabalho propostos por Machado (2002) e Cavalcanti (2015),
tivemos significativas contribuições para a formação identitária destes colaboradores.
O trabalho prescrito estabeleceu uma base para o reconhecimento da importância de
seguir normas e diretrizes de instâncias superiores. O planificado deixou em evidência
o quanto é importante construir metodologias de ensino e realizar adequações quando
for necessário. E no trabalho realizado/replanificado, que coocorram juntos,
observamos que as reflexões sobre a própria práxis e a habilidade de replanejar
mostraram uma maturidade significativa na identidade docente para reconstruir suas
experiências. Em geral, as vivências no contexto escolar moldaram e influenciaram os
colaboradores na construção de sua identidade profissional enquanto professores.
Descrição:
SILVA, W. R. S. da. O trabalho docente no contexto do programa residência pedagógica: a busca pela identidade profissional. 2023. 45 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Português) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023.