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O trabalho docente no contexto do programa residência pedagógica: a busca pela identidade profissional

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dc.contributor.author Silva, Wanessa Rayanne Souza da
dc.date.accessioned 2024-05-28T11:26:38Z
dc.date.available 2024-05-28T11:26:38Z
dc.date.issued 2023-12-01
dc.identifier.other CDD 418
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/31669
dc.description SILVA, W. R. S. da. O trabalho docente no contexto do programa residência pedagógica: a busca pela identidade profissional. 2023. 45 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Português) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023. pt_BR
dc.description.abstract Estudos pautados na construção da identidade docente e na formação de professores tem crescido cada vez mais, principalmente, aqueles ancorados na Linguística Aplicada e, sobretudo, aqueles que se referem ao papel das práticas liguageiras, na formação inicial e continuada, como nos lembra Martiny (2012). Nesse contexto de investigação, analisaremos um relato de experiência, escrito por graduandos residentes, durante sua atuação no Programa Residência Pedagógica/Letras- Português/UEPB/Campus I, cota 2020-2022. Para tanto, propornos-emos investigar a construção do perfil da identidade profissional docente, a partir da experiência de regência no Programa Residência Pedagógica LetrasPortuguês/UEPB/Campus I, cota 2020-2022, considerando, especificamente: analisar os tipos de trabalho revelados na atuação dos residentes, a partir de um relato de experiência de atuação; investigar a construção da identidade profissional desses docentes, oriunda do Programa Residência Pedagógica. Para subsidiar teoricamente este estudo, de natureza qualitativo-interpretativa (Godoy, 2015), recorremos a leituras e conceitos acerca da construção da identidade docente (Villegas, 2003; Day, 2003; Pimenta; Lima, 2006; Pimenta, 2006; Nóvoa, 1992; Iza et al., 2014; Pimenta; Lima, 2006, Tardif, 2002) e dos tipos de trabalho (Machado, 2002; Cavalcanti, 2015). A análise do corpus nos apresenta dois colaboradores, que, através da experiência vivenciada no programa, conseguiram construir e moldar a identidade docente em consonância às práticas pedagógicas manifestas em nosso corpus. Ao analisarmos os diferentes tipos de trabalho propostos por Machado (2002) e Cavalcanti (2015), tivemos significativas contribuições para a formação identitária destes colaboradores. O trabalho prescrito estabeleceu uma base para o reconhecimento da importância de seguir normas e diretrizes de instâncias superiores. O planificado deixou em evidência o quanto é importante construir metodologias de ensino e realizar adequações quando for necessário. E no trabalho realizado/replanificado, que coocorram juntos, observamos que as reflexões sobre a própria práxis e a habilidade de replanejar mostraram uma maturidade significativa na identidade docente para reconstruir suas experiências. Em geral, as vivências no contexto escolar moldaram e influenciaram os colaboradores na construção de sua identidade profissional enquanto professores. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientadora: Profa. Dra. Tatiana Fernandes Sant'ana pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Identidade docente pt_BR
dc.subject Programa residência pedagógica pt_BR
dc.subject Formação inicial pt_BR
dc.subject Linguística aplicada pt_BR
dc.title O trabalho docente no contexto do programa residência pedagógica: a busca pela identidade profissional pt_BR
dc.type Other pt_BR


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