Resumo:
Este trabalho teve como objetivo principal discutir os impactos da modalidade de
ensino remoto e/ou emergencial na educação, bem como os desafios enfrentados
pelos professores do município de Campina Grande–PB, durante o período da
pandemia da Covid-19. A metodologia escolhida foi a qualitativa, na qual usamos
como instrumento de coleta de dados um questionário composto por oito perguntas
subjetivas, aplicado aos docentes de quatro escolas da rede pública municipal e rede
particular de ensino. Os resultados obtidos foram comparados aos comentários de
Andrea Ramal, especialista em educação, e às análises realizadas através dos
jornais: G1, UOL, revistas e documentários. O texto traz conceitos como: pandemias,
epidemias, vírus e apresenta estratégias desenvolvidas no ambiente de ensino, que
contribuíram com os alunos e os professores no cumprimento do calendário escolar,
exercendo o Art. 205 da Constituição Federal do Brasil (1988), que afirma ser a
Educação um direito de todas as pessoas. Vale ressaltar que as medidas de
distanciamento social foram essenciais para diminuir o contágio causado pelo vírus
da SARS-CoV-2.
Descrição:
IRINEU, P. C. Aulas de ensino emergencial na pandemia da Covid-19 em escolas dos anos iniciais de Campina Grande–PB. 2022. 26 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2024.