Resumo:
Este trabalho aborda a importância de um estudo mais específico sobre o ensino de Inglês para crianças a partir da perspectiva sócio-interacional do Método Montessori. Destaca-se a necessidade da prática na sala de aula e estágios para que o professor em formação compreenda as necessidades e dinâmicas das diferentes faixas etárias. Observa-se uma lacuna de pesquisas sobre o Método Montessori aplicado ao ensino de língua inglesa para crianças na UEPB. O texto destaca a importância do constante desenvolvimento de práticas pedagógicas inovadoras e eficazes no ensino de línguas, com foco na autonomia e desenvolvimento individual do aluno. O objetivo geral é examinar os papéis do professor de língua inglesa alinhados ao Método Montessori. A pergunta de pesquisa central é sobre os papéis subjacentes que o professor pode desempenhar nesse contexto. Os objetivos incluem considerações teóricas sobre a aprendizagem de inglês como segunda língua, a identificação dos papéis do professor no contexto Montessoriano e a sugestão de uma proposta de ensino inovadora com base nas materialidades do Método Montessori. A metodologia adotada é qualitativa-interpretativista, com pesquisa bibliográfica, visando aprofundar a compreensão dos papéis do professor no contexto do Método Montessori.
Descrição:
OLIVEIRA, H. M. S. Ensino de língua inglesa para crianças à luz do método Montessori: uma proposta didática. 2023. 23 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Inglês).- Universidade Estadual da Paraíba,
Campina Grande, 2024.