dc.contributor.author |
Silva, Thaís Barbosa da |
|
dc.date.accessioned |
2024-05-28T12:47:19Z |
|
dc.date.available |
2024-05-28T12:47:19Z |
|
dc.date.issued |
2023-11-30 |
|
dc.identifier.other |
CDD 370 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/31681 |
|
dc.description |
SILVA,T. B. Transtorno de Oposição Desafiante (TOD): uma análise de casos e seus desafios no ambiente escolar e familiar. 2023. 21 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2024. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Este artigo de conclusão do curso de Pedagogia (Campus I – UEPB) apresenta uma pesquisa bibliográfica sobre o Transtorno de Oposição Desafiante (TOD) e suas implicações no contexto familiar e escolar. Alinhada à pesquisa bibliográfica apresenta-se uma análise de casos de crianças com TOD e a relação familiar. A pesquisa abrange desde a evolução da dinâmica familiar e suas repercussões na formação da criança até a influência do diagnóstico nas relações familiares e no comportamento do aluno no ambiente escolar. O objetivo geral do trabalho é explorar as dificuldades e desafios enfrentados tanto no âmbito educacional quanto no familiar, diferenciar o TOD do Transtorno de Conduta (TC), discutir métodos de identificação do TOD em crianças, abordar o processo de diagnóstico e explorar as diversas formas de tratamento disponíveis. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
Orientadora: Profa. Dra. Paula Almeida de Castro |
pt_BR |
dc.language.iso |
other |
pt_BR |
dc.subject |
Transtorno de Oposição Desafiante - TOD |
pt_BR |
dc.subject |
Transtorno de conduta |
pt_BR |
dc.subject |
Ambiente familiar |
pt_BR |
dc.subject |
.Ambiente educacional |
pt_BR |
dc.title |
Transtorno de Oposição Desafiante (TOD): uma análise de casos e seus desafios no ambiente escolar e familiar |
pt_BR |
dc.type |
Other |
pt_BR |