Resumo:
Este artigo de conclusão do curso de Pedagogia (Campus I – UEPB) apresenta uma pesquisa bibliográfica sobre o Transtorno de Oposição Desafiante (TOD) e suas implicações no contexto familiar e escolar. Alinhada à pesquisa bibliográfica apresenta-se uma análise de casos de crianças com TOD e a relação familiar. A pesquisa abrange desde a evolução da dinâmica familiar e suas repercussões na formação da criança até a influência do diagnóstico nas relações familiares e no comportamento do aluno no ambiente escolar. O objetivo geral do trabalho é explorar as dificuldades e desafios enfrentados tanto no âmbito educacional quanto no familiar, diferenciar o TOD do Transtorno de Conduta (TC), discutir métodos de identificação do TOD em crianças, abordar o processo de diagnóstico e explorar as diversas formas de tratamento disponíveis.
Descrição:
SILVA,T. B. Transtorno de Oposição Desafiante (TOD): uma análise de casos e seus desafios no ambiente escolar e familiar. 2023. 21 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2024.