dc.contributor.author |
Brito, Fabiola Vitória de Moura |
|
dc.date.accessioned |
2024-06-19T13:19:17Z |
|
dc.date.available |
2024-06-19T13:19:17Z |
|
dc.date.issued |
2023-12-05 |
|
dc.identifier.issn |
CDD 372 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/31811 |
|
dc.description |
BRITO, F. V. M. Panorama da leitura nos anos iniciais do ensino fundamental antes e após o ensino remoto emergencial (ERE). 2023. 40 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2024. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
O presente trabalho tem como objetivo apresentar um estudo de natureza
qualitativa, que traz conceitos do que se entende por leitura, leitor e práticas
educativas de ensino à leitura nos anos iniciais antes, durante e após o processo de
ensino remoto emergencial (ERE), em decorrência da pandemia da COVID-19.
Estudo baseado na linguagem de perspectiva interacionista segundo Travaglia
(2009). A partir do levantamento bibliográfico realizado, foi possível perceber que, a
respeito da aprendizagem da leitura nos anos iniciais, estava havendo um pequeno
avanço por volta de 2019, mas a situação emergencial do início de 2020 trouxe
consequências para o ensino e a aprendizagem da leitura. Sendo assim, foi possível
observar, durante o trabalho, que não houve certo avanço devido a essas questões
e podemos refletir sobre uma nova prática de ensino de leitura e na formação de
leitores, tendo em vista os resultados acometidos pelo funcionamento do ensino
remoto de forma emergencial para que haja avanços novamente. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
Orientadora: Profa. Dra. Fabíola Mônica da Silva Gonçalves |
pt_BR |
dc.language.iso |
other |
pt_BR |
dc.subject |
Leitura |
pt_BR |
dc.subject |
Leitor |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino fundamental |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino remoto emergencial |
pt_BR |
dc.title |
Panorama da leitura nos anos iniciais do ensino fundamental antes e após o ensino remoto emergencial (ERE) |
pt_BR |
dc.type |
Other |
pt_BR |