Resumo:
O presente trabalho tem como objetivo apresentar um estudo de natureza
qualitativa, que traz conceitos do que se entende por leitura, leitor e práticas
educativas de ensino à leitura nos anos iniciais antes, durante e após o processo de
ensino remoto emergencial (ERE), em decorrência da pandemia da COVID-19.
Estudo baseado na linguagem de perspectiva interacionista segundo Travaglia
(2009). A partir do levantamento bibliográfico realizado, foi possível perceber que, a
respeito da aprendizagem da leitura nos anos iniciais, estava havendo um pequeno
avanço por volta de 2019, mas a situação emergencial do início de 2020 trouxe
consequências para o ensino e a aprendizagem da leitura. Sendo assim, foi possível
observar, durante o trabalho, que não houve certo avanço devido a essas questões
e podemos refletir sobre uma nova prática de ensino de leitura e na formação de
leitores, tendo em vista os resultados acometidos pelo funcionamento do ensino
remoto de forma emergencial para que haja avanços novamente.
Descrição:
BRITO, F. V. M. Panorama da leitura nos anos iniciais do ensino fundamental antes e após o ensino remoto emergencial (ERE). 2023. 40 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2024.