Resumo:
Este Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) investiga a organização do espaço
escolar e suas implicações no desenvolvimento de crianças na Educação Infantil, com
foco na perspectiva das próprias crianças. O estudo contextualiza a importância da
organização do espaço e do tempo na Educação Infantil, baseando-se na legislação
brasileira, como a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), a Base
Nacional Comum Curricular (BNCC), e as Diretrizes Curriculares Nacionais para a
Educação Infantil (DCNEI). Ressalta-se a necessidade de um ambiente escolar
acolhedor e bem estruturado, que promova o desenvolvimento integral das crianças
em aspectos físicos, psicológicos, intelectuais e sociais. A pesquisa é fundamentada
em uma revisão bibliográfica qualitativa e uma pesquisa de campo empírica,
envolvendo observações participativas e entrevista aplicada a 3 crianças de 5 anos
de idade. A estrutura do TCC está dividida em quatro capítulos: Contextualização
Histórica e Legal; Metodologia; Protagonismo Infantil e Depoimentos das Crianças. A
partir da entrevista aplicada, pode-se perceber que as crianças necessitam de um
espaço criativo maior e incentivo a diálogo sobre possíveis melhorias que possam ser
úteis dentro da escola a qual fazem parte. A importância de um planejamento eficiente
e da colaboração entre pais, responsáveis e a escola é fundamental para garantir um
ambiente educativo que favoreça o desenvolvimento integral das crianças.
Descrição:
FARIAS, K. S. A organização do espaço e sua implicação no contexto da educação infantil: o que dizem as crianças. 2024. 30 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2024.