UEPB - Repositório Digital

A organização do espaço e sua implicação no contexto da educação infantil: o que dizem as crianças

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Farias, Keyla Soares de
dc.date.accessioned 2024-06-27T13:14:38Z
dc.date.available 2024-06-27T13:14:38Z
dc.date.issued 2024-06-14
dc.identifier.other CDD 372
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/31920
dc.description FARIAS, K. S. A organização do espaço e sua implicação no contexto da educação infantil: o que dizem as crianças. 2024. 30 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2024. pt_BR
dc.description.abstract Este Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) investiga a organização do espaço escolar e suas implicações no desenvolvimento de crianças na Educação Infantil, com foco na perspectiva das próprias crianças. O estudo contextualiza a importância da organização do espaço e do tempo na Educação Infantil, baseando-se na legislação brasileira, como a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), e as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (DCNEI). Ressalta-se a necessidade de um ambiente escolar acolhedor e bem estruturado, que promova o desenvolvimento integral das crianças em aspectos físicos, psicológicos, intelectuais e sociais. A pesquisa é fundamentada em uma revisão bibliográfica qualitativa e uma pesquisa de campo empírica, envolvendo observações participativas e entrevista aplicada a 3 crianças de 5 anos de idade. A estrutura do TCC está dividida em quatro capítulos: Contextualização Histórica e Legal; Metodologia; Protagonismo Infantil e Depoimentos das Crianças. A partir da entrevista aplicada, pode-se perceber que as crianças necessitam de um espaço criativo maior e incentivo a diálogo sobre possíveis melhorias que possam ser úteis dentro da escola a qual fazem parte. A importância de um planejamento eficiente e da colaboração entre pais, responsáveis e a escola é fundamental para garantir um ambiente educativo que favoreça o desenvolvimento integral das crianças. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientadora: Profa. Dra. Soraya Maria Barros de Almeida Brandão pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Espaço escolar pt_BR
dc.subject Educação infantil pt_BR
dc.subject Desenvolvimento infantil pt_BR
dc.title A organização do espaço e sua implicação no contexto da educação infantil: o que dizem as crianças pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta