Resumo:
Este trabalho tem como objetivo analisar os dados de engajamento do conteúdo
publicado no canal da Netflix Brasil, na plataforma YouTube, na aba vídeos, durante
o mês de janeiro de 2024, por meio de uma pesquisa de abordagem quantitativa e
qualitativa. As argumentações têm como base teórica os escritos de Kotler (2017)
sobre adaptação das relações mercadológicas ao meio digital, classificado pelo autor
como Marketing 4.0, e a proximidade de produtores e consumidores de conteúdo, ao
mesmo tempo que considera as observações de Jenkins (2008) sobre a fenômeno
convergente dos meios de comunicação, no sentido de compartilhar o mesmo
conteúdo e apresentá-lo dentro das respectivas limitações de cada mídia. A pesquisa
averigua o engajamento robusto já existente no perfil da Netflix Brasil no YouTube,
verifica padrões usados na estratégia de comunicação e explica o motivo de sucesso
dos conteúdos que foram mais engajados. A partir dos dados e discussões teóricas,
a pesquisa constata que há um foco em publicação de conteúdo direcionado a grupos
consolidados de fãs e, ao mesmo tempo, contempla as possibilidades de o canal
diversificar o conteúdo publicado para agregar valor social.
Descrição:
ARAÚJO, Eduardo Gabriel Matias de. Análise de engajamento do perfil da Netflix Brasil no Youtube. 2024. 20f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo). Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2024.