UEPB - Repositório Digital

Praxeologias matemáticas e ludicidade no ensino de probabilidade e estatística: uma análise do jogo Cubra Doze

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Nascimento, Luciêne Lopes do
dc.date.accessioned 2024-07-03T00:23:12Z
dc.date.available 2024-07-03T00:23:12Z
dc.date.issued 2024-06-25
dc.identifier.other CDD 372.7
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/32034
dc.description NASCIMENTO. Luciêne Lopes do. Praxeologias matemáticas e ludicidade no ensino de probabilidade e estatística: uma análise do jogo Cubra Doze. 2024. 36f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática). Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2024. pt_BR
dc.description.abstract Nesta investigação o objetivo central é analisar o potencial do jogo Cubra Doze para discutir conteúdos ligados a unidade temática de Probabilidade e Estatística. O jogo que faz parte do acervo do Laboratório de Ensino de Matemática do Curso de Licenciatura em Matemática do Centro de Ciências Humanas e Exatas da Universidade Estadual da Paraíba é utilizado, principalmente, para trabalhar operações básicas com números naturais. Nossa hipótese é de que o jogo tem potencial para discutir outros conteúdos matemáticos e que o aspecto lúdico amplia as possibilidades desse desenvolvimento. Assim, nossa questão norteadora foi: as praxeologias matemáticas e didáticas presentes no jogo Cubra Doze favorecem o trabalho com os conteúdos da unidade temática da Probabilidade e Estatística? O trabalho utiliza como referencial a Teoria Antropológica do Didático de Yves Chevallard, mais especificamente a noção de Praxeologia. Metodologicamente, o trabalho parte de uma abordagem qualitativa através da análise documental sobre o jogo. A análise praxeológica revelou que dos três tipos de tarefas mapeados, um deles permite trabalhar conceitos de probabilidade como acaso, aleatoriedade, espaço amostral e cálculo de probabilidade aplicados a tomada de decisões. Podemos concluir, que o jogo Cubra Doze tem potencialidade para trabalhar a temática Probabilidade e Estatística. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador Dr. José Luiz Cavalcante pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Didática pt_BR
dc.subject Praxeologia pt_BR
dc.subject Probabilidade e estatística pt_BR
dc.subject Laboratório de ensino de matématica pt_BR
dc.title Praxeologias matemáticas e ludicidade no ensino de probabilidade e estatística: uma análise do jogo Cubra Doze pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta