Resumo:
O estudo tem como objetivo analisar a influência de digitais influencers no comportamento de consumo de jogos de azar digitais. Utilizando questionários online, uma amostra de 152 respondentes foi obtida para investigar a persuasão dos influenciadores digitais e sua influência sobre os jogos de azar digitais, destacando o seu impacto via redes sociais tendo como base a Teoria Unificada de Aceitação e Uso de Tecnologia (UTAUT) de Venkatesh et al. (2012). Como principais resultados observou-se que que as pessoas investem nelas sem considerar as possíveis consequências, ficando totalmente vulneráveis devido à falta de critérios. Em relação à interação social, ao fazer o primeiro cadastro, os indivíduos sentem-se pertencentes ao grupo do influenciador. Frequentemente, amigos ou conhecidos recomendam essas plataformas, influenciando outras pessoas do convívio a apostar. Ainda, foi observado que há uma concentração de jovens adultos que cursam o ensino superior na amostra, demonstrando que são pessoas que possuem um certo conhecimento intelectual. Desta maneira, é crucial promover a conscientização sobre os riscos dos jogos de azar digitais e regulamentar a publicidade e a promoção dessas plataformas, especialmente quando envolvem influenciadores digitais, para proteger os consumidores e reduzir os impactos negativos do jogo compulsivo e irresponsável.
Descrição:
SANTOS, Camilly Rossana Lacerda dos. Do entretenimento ao risco: uma análise do impacto de digitais influencers no comportamento de consumidores de jogos de azar online. 2024. 29p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração). Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2024.