Resumo:
Este estudo tem como objetivo apresentar uma discussão sobre uma prática pedagógica que forme sujeitos capazes de se tornarem defensores ativos da inclusão e do respeito à comunidade LGBTQIA+. Para alcançar esse objetivo, estabelecemos os seguintes objetivos específicos: discutir as percepções de gênero, refletir sobre as metodologias ativas e apresentar uma proposta didática para o ensino de Língua Inglesa. Deste modo, a questão orientadora deste estudo é: Como podemos abordar a questão da homofobia na sala de aula de Língua Inglesa? Tendo em vista que este trabalho se concentra em uma proposta de intervenção pedagógica, adota-se uma abordagem qualitativa, que se preocupa com aspectos subjetivos e interpretações individuais. Para embasar essa proposta, foi realizada uma pesquisa bibliográfica sobre as questões de gênero, sexualidade e homofobia, assim como sobre ensino como um ato de transgressão, metodologias ativas e documentos oficiais que regulamentam a educação no Brasil, incluindo a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) de 2017 e a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) de 1996. Em relação à proposta didática apresentada, ela é autoral, e todas as atividades foram cuidadosamente elaboradas pelo autor. Espera-se que essa proposta didática tenha um impacto no desenvolvimento dos estudantes, promovendo uma maior consciência em relação às questões de gênero, sexualidade e respeito à diversidade, e que contribua para a desconstrução de ideias e preconceitos que sustentam a homofobia.
Descrição:
SILVA NETO, O. Z. Desconstruindo a homofobia: uma proposta didática para o ensino de língua inglesa pelo viés da transgressividade. 2024. 23 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Inglês) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2024.