UEPB - Repositório Digital

Descontruíndo a homofobia: uma proposta didática para o ensino de língua inglesa pelo viés da transgressividade

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Silva Neto, Olegário Zacarias da
dc.date.accessioned 2024-07-05T14:04:35Z
dc.date.available 2024-07-05T14:04:35Z
dc.date.issued 2024-06-17
dc.identifier.other CDD 372.652 1
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/32119
dc.description SILVA NETO, O. Z. Desconstruindo a homofobia: uma proposta didática para o ensino de língua inglesa pelo viés da transgressividade. 2024. 23 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Inglês) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2024. pt_BR
dc.description.abstract Este estudo tem como objetivo apresentar uma discussão sobre uma prática pedagógica que forme sujeitos capazes de se tornarem defensores ativos da inclusão e do respeito à comunidade LGBTQIA+. Para alcançar esse objetivo, estabelecemos os seguintes objetivos específicos: discutir as percepções de gênero, refletir sobre as metodologias ativas e apresentar uma proposta didática para o ensino de Língua Inglesa. Deste modo, a questão orientadora deste estudo é: Como podemos abordar a questão da homofobia na sala de aula de Língua Inglesa? Tendo em vista que este trabalho se concentra em uma proposta de intervenção pedagógica, adota-se uma abordagem qualitativa, que se preocupa com aspectos subjetivos e interpretações individuais. Para embasar essa proposta, foi realizada uma pesquisa bibliográfica sobre as questões de gênero, sexualidade e homofobia, assim como sobre ensino como um ato de transgressão, metodologias ativas e documentos oficiais que regulamentam a educação no Brasil, incluindo a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) de 2017 e a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) de 1996. Em relação à proposta didática apresentada, ela é autoral, e todas as atividades foram cuidadosamente elaboradas pelo autor. Espera-se que essa proposta didática tenha um impacto no desenvolvimento dos estudantes, promovendo uma maior consciência em relação às questões de gênero, sexualidade e respeito à diversidade, e que contribua para a desconstrução de ideias e preconceitos que sustentam a homofobia. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientadora: Profa. Dra. Roberta Rosa Portugal pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Didática pt_BR
dc.subject Ensino de língua inglesa pt_BR
dc.subject Homofobia pt_BR
dc.title Descontruíndo a homofobia: uma proposta didática para o ensino de língua inglesa pelo viés da transgressividade pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta