Resumo:
O número de crianças com o Transtorno do Espectro Autista – TEA vem crescendo significativamente nas escolas comuns, seja da rede pública ou privada. Assim, o objetivo principal da presente pesquisa foi analisar os desafios de professoras da educação infantil no processo de inclusão escolar de crianças com TEA. Desenvolvemos uma pesquisa do tipo quati-qualitativa, utilizando como instrumento metodológico um questionário. Participaram deste estudo 17 professoras de uma escola da rede de ensino privada, em Campina Grande, PB. O questionário foi aplicado em abril de 2024. Os dados demonstraram que as professoras se sentem inseguras muitas vezes na inclusão das crianças com TEA, devido a falta de apoio e políticas públicas direcionadas ao processo de inclusão escolar, bem como um melhor conhecimento sobre as legislações. Mas demonstraram um avanço em relação ao tema e que possuem ciência de que é necessária formação adequada para tal. Concluímos que o papel do professor nesse processo de inclusão é fundamental, que seu olhar sensível sobre a criança com TEA, para perceber suas habilidades e competências, não apenas suas limitações, e o seu preparo, dependerá muito também da convivência com a mesma e dos cursos de formação na área, bem como da vontade de aprender e fazer a diferença nesse mundo que não está preparado para as diversidades.
Descrição:
SOUSA, G. L. A. de. A inclusão de crianças com TEA na educação infantil: a concepção de professoras. 2024. 40 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2024.