UEPB - Repositório Digital

A inclusão de crianças com TEA na educação infantil: a concepção de professoras

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Sousa, Géssica Ligia Araújo de
dc.date.accessioned 2024-07-05T14:18:05Z
dc.date.available 2024-07-05T14:18:05Z
dc.date.issued 2024-06-06
dc.identifier.other CDD 370.115
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/32125
dc.description SOUSA, G. L. A. de. A inclusão de crianças com TEA na educação infantil: a concepção de professoras. 2024. 40 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2024. pt_BR
dc.description.abstract O número de crianças com o Transtorno do Espectro Autista – TEA vem crescendo significativamente nas escolas comuns, seja da rede pública ou privada. Assim, o objetivo principal da presente pesquisa foi analisar os desafios de professoras da educação infantil no processo de inclusão escolar de crianças com TEA. Desenvolvemos uma pesquisa do tipo quati-qualitativa, utilizando como instrumento metodológico um questionário. Participaram deste estudo 17 professoras de uma escola da rede de ensino privada, em Campina Grande, PB. O questionário foi aplicado em abril de 2024. Os dados demonstraram que as professoras se sentem inseguras muitas vezes na inclusão das crianças com TEA, devido a falta de apoio e políticas públicas direcionadas ao processo de inclusão escolar, bem como um melhor conhecimento sobre as legislações. Mas demonstraram um avanço em relação ao tema e que possuem ciência de que é necessária formação adequada para tal. Concluímos que o papel do professor nesse processo de inclusão é fundamental, que seu olhar sensível sobre a criança com TEA, para perceber suas habilidades e competências, não apenas suas limitações, e o seu preparo, dependerá muito também da convivência com a mesma e dos cursos de formação na área, bem como da vontade de aprender e fazer a diferença nesse mundo que não está preparado para as diversidades. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Prof. Dr. Eduardo Gomes Onofre pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Inclusão escolar pt_BR
dc.subject Transtorno do Espectro Autista - TEA pt_BR
dc.subject Educação Infantil pt_BR
dc.title A inclusão de crianças com TEA na educação infantil: a concepção de professoras pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta