Resumo:
Este trabalho tem como objetivo investigar os desafios encontrados perante o
diagnóstico e as intervenções, bem como seu impacto na atuação do pedagogo.
Reconhecendo a importância do monitoramento do progresso escolar, especialmente
quando as crianças apresentam dificuldades em relação ao seu processo de
aprendizagem e desenvolvimento. Uma vez identificadas as dificuldades, é essencial
que as crianças recebam diagnóstico e intervenções personalizadas, requerendo a
atuação do pedagogo e de toda uma equipe multidisciplinar, se necessário, cujo
objetivo é fornecer suporte e recursos adaptados às suas necessidades, com o intuito
de promover um impacto positivo em seu processo de aprendizagem. Como
embasamento teórico, foram utilizadas as reflexões de diversos autores de suma
importância para a área da educação, como Vygotsky (1978), Bossa (1994, 2000),
Cypel (2007), Bayer (2006), Piaget (1971), Fonseca (2007), entre outros, além do
manual DSM-IV (1994) e DSM-5 (2022). O relato foi elaborado com base em obras
literárias e análise de casos. Como resultados gerais, apresentam-se reflexões
significativas sobre o favorecimento do diagnóstico precoce e sua potencialização e
eficácia nas condições favoráveis para intervenções eficientes no processo de
aprendizagem da criança, o que impacta diretamente na atuação do pedagogo de
maneira positiva.
Descrição:
DAMIANA, M. N. G. Desafios no diagnóstico e intervenção das dificuldades de aprendizagem em crianças: impacto na atuação do pedagogo. 2024. 42 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2024.