UEPB - Repositório Digital

Desafios no diagnóstico e intervenção das dificuldades de aprendizagem em crianças: impacto na atuação do pedagogo

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Guabiraba, Damiana Miriane Nogueira
dc.date.accessioned 2024-07-05T14:40:45Z
dc.date.available 2024-07-05T14:40:45Z
dc.date.issued 2024-06-19
dc.identifier.other CDD 370.152 3
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/32137
dc.description DAMIANA, M. N. G. Desafios no diagnóstico e intervenção das dificuldades de aprendizagem em crianças: impacto na atuação do pedagogo. 2024. 42 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2024. pt_BR
dc.description.abstract Este trabalho tem como objetivo investigar os desafios encontrados perante o diagnóstico e as intervenções, bem como seu impacto na atuação do pedagogo. Reconhecendo a importância do monitoramento do progresso escolar, especialmente quando as crianças apresentam dificuldades em relação ao seu processo de aprendizagem e desenvolvimento. Uma vez identificadas as dificuldades, é essencial que as crianças recebam diagnóstico e intervenções personalizadas, requerendo a atuação do pedagogo e de toda uma equipe multidisciplinar, se necessário, cujo objetivo é fornecer suporte e recursos adaptados às suas necessidades, com o intuito de promover um impacto positivo em seu processo de aprendizagem. Como embasamento teórico, foram utilizadas as reflexões de diversos autores de suma importância para a área da educação, como Vygotsky (1978), Bossa (1994, 2000), Cypel (2007), Bayer (2006), Piaget (1971), Fonseca (2007), entre outros, além do manual DSM-IV (1994) e DSM-5 (2022). O relato foi elaborado com base em obras literárias e análise de casos. Como resultados gerais, apresentam-se reflexões significativas sobre o favorecimento do diagnóstico precoce e sua potencialização e eficácia nas condições favoráveis para intervenções eficientes no processo de aprendizagem da criança, o que impacta diretamente na atuação do pedagogo de maneira positiva. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientadora: Profa. Dra. Paula Almeida de Castro pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Aprendizagem pt_BR
dc.subject Diagnóstico pt_BR
dc.subject Intervenção pt_BR
dc.title Desafios no diagnóstico e intervenção das dificuldades de aprendizagem em crianças: impacto na atuação do pedagogo pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta