UEPB - Repositório Digital

Explorando o processo de escolarização da criança com TDAH

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Gonçalves, Jamilly Cristine Vasconcelos
dc.date.accessioned 2024-07-05T14:53:52Z
dc.date.available 2024-07-05T14:53:52Z
dc.date.issued 2024-06-19
dc.identifier.other CDD 370.115
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/32144
dc.description GONÇALVES, J. C. V. Explorando o processo de escolarização da criança com TDAH. 2024. 45 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade estadual da Paraíba, Campina Grande, 2024 pt_BR
dc.description.abstract Analisar as dificuldades da criança com Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) no processo de alfabetização foi o objeto de estudo desse trabalho de conclusão de curso. A metodologia utilizada incluiu uma revisão bibliográfica do objeto de estudo, englobando artigos acadêmicos e livros especializados, pesquisa documental e uma entrevista estruturada com uma pedagoga especialista na área. Foram analisadas e apresentadas alternativas pedagógicas que podem ser utilizadas pelo professor, para garantir a inclusão escolar desses alunos em sala de aula regular. Esses alunos demonstram dificuldade em manter a atenção por períodos prolongados, o que pode levar a distrações constantes e a um desempenho precário nas atividades escolares, eles apresentam comportamentos de impulsividade, manifestada por interrupções frequentes, dificuldade em esperar a sua vez e respostas precipitadas. Segundo a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, ao se utilizar o aporte metodológico, prevê a inclusão de pessoas com necessidades especiais em todos os níveis e modalidades de ensino. Além disso, estabelece a acessibilidade como um princípio a ser observado em todas as instituições educacionais. O estudo explorou os desafios e as necessidades específicas desses alunos, destacando a necessidade de estratégias pedagógicas que facilitem seu aprendizado e integração no ambiente escolar. Concluiu-se que é essencial a adaptação curricular aliada a práticas pedagógicas inclusivas, para proporcionar um ambiente de aprendizagem acolhedor para crianças com TDAH, promovendo seu desenvolvimento escolar. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientadora: Profa. Dra. Paula Almeida de Castro pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade - TDAH pt_BR
dc.subject Currículo pt_BR
dc.subject Inclusão pt_BR
dc.title Explorando o processo de escolarização da criança com TDAH pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta