Resumo:
Analisar as dificuldades da criança com Transtorno do Déficit de Atenção e
Hiperatividade (TDAH) no processo de alfabetização foi o objeto de estudo desse
trabalho de conclusão de curso. A metodologia utilizada incluiu uma revisão
bibliográfica do objeto de estudo, englobando artigos acadêmicos e livros
especializados, pesquisa documental e uma entrevista estruturada com uma
pedagoga especialista na área. Foram analisadas e apresentadas alternativas
pedagógicas que podem ser utilizadas pelo professor, para garantir a inclusão escolar
desses alunos em sala de aula regular. Esses alunos demonstram dificuldade em
manter a atenção por períodos prolongados, o que pode levar a distrações constantes
e a um desempenho precário nas atividades escolares, eles apresentam
comportamentos de impulsividade, manifestada por interrupções frequentes,
dificuldade em esperar a sua vez e respostas precipitadas. Segundo a Lei de Diretrizes
e Bases da Educação Nacional, ao se utilizar o aporte metodológico, prevê a inclusão
de pessoas com necessidades especiais em todos os níveis e modalidades de ensino.
Além disso, estabelece a acessibilidade como um princípio a ser observado em todas
as instituições educacionais. O estudo explorou os desafios e as necessidades
específicas desses alunos, destacando a necessidade de estratégias pedagógicas
que facilitem seu aprendizado e integração no ambiente escolar. Concluiu-se que é
essencial a adaptação curricular aliada a práticas pedagógicas inclusivas, para
proporcionar um ambiente de aprendizagem acolhedor para crianças com TDAH,
promovendo seu desenvolvimento escolar.
Descrição:
GONÇALVES, J. C. V. Explorando o processo de escolarização da criança com TDAH. 2024. 45 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade estadual da Paraíba, Campina Grande, 2024