UEPB - Repositório Digital

Transtorno do espectro autista e o ensino de matemática: mapeamento de trabalhos publicados no encontro nacional de educação matemática de 2015 - 2022

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Souza, Thaís Lopes de
dc.date.accessioned 2024-07-05T18:22:36Z
dc.date.available 2024-07-05T18:22:36Z
dc.date.issued 2024-06-25
dc.identifier.other CDD 370.115
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/32155
dc.description SOUZA, T. L. de. Transtorno do espectro autista e o ensino de matemática: mapeamento de trabalhos publicados no encontro nacional de educação matemática de 2015 - 2022. 2024. 30f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2024. pt_BR
dc.description.abstract O objetivo geral da presente pesquisa foi analisar as condições e restrições referentes a educação matemática para crianças com Transtorno do Espectro Autista evidenciadas pela produção científica publicada no Encontro Nacional de Educação Matemática de 2015 – 2022. A questão de investigação foi: Quais as condições e restrições referentes a educação matemática para crianças com TEA evidenciadas pela produção científica publicada no Encontro Nacional de Educação Matemática (ENEM) no período de 2015 – 2022? Desse modo o presente estudo se caracteriza como uma pesquisa qualitativa de cunho bibliográfico dividido em duas etapas: a primeira consistiu no levantamento dos anais do ENEM e a segunda da análise desse material, na busca por identificar aspectos da literatura especializada que pudessem revelar condições ou restrições para o ensino de Matemática de crianças com TEA. Observamos na literatura que o discurso institucional nas pesquisas analisadas aponta para necessidade de desenvolver mais pesquisas com foco no desenvolvimento de referências que deem conta da problemática sobre o Transtorno do Espectro Autista. Além disso, observamos também a necessidade de investimento na formação de professores. No entanto, os resultados apontam para uma condição favorável, a partir das experiências vivenciadas em sala de aula pelos pesquisadores. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Prof. Dr. José Luiz Cavalcante pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject ENEM pt_BR
dc.subject Ensino de matemática pt_BR
dc.subject Educação inclusiva pt_BR
dc.subject Transtorno do Espectro Autista (TEA) pt_BR
dc.title Transtorno do espectro autista e o ensino de matemática: mapeamento de trabalhos publicados no encontro nacional de educação matemática de 2015 - 2022 pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta