UEPB - Repositório Digital

Aulas investigativas em sala de aula: uma revisão bibliográfica sobrz

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Nogueira, Irene Maria Marques
dc.date.accessioned 2024-07-08T20:37:42Z
dc.date.available 2024-07-08T20:37:42Z
dc.date.issued 2024-06-27
dc.identifier.other 372.7
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/32201
dc.description Nogueira, Irene Maria Marques. Aulas investigativas em sala de aula: uma revisão bibliográfica sobre ensino e aprendizagem de frações. 2024. 28f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) - Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2024. [Artigo]. pt_BR
dc.description.abstract O presente estudo investiga o ensino e aprendizagem de frações e operações básicas, com foco na aplicação de aulas investigativas. As bases teóricas deste trabalho fundamentam-se em Proença (2015), que ressalta a importância das frações na resolução de problemas, e Mendes (2009), que contribui para a Matemática e a investigação em sala de aula, promovendo redes cognitivas na aprendizagem, entre outros teóricos. A pesquisa é motivada pela persistente dificuldade dos alunos em compreender conceitos matemáticos essenciais. A metodologia adotada é qualitativa. Para coletar dados e informações, realizou-se uma análise bibliográfica dos últimos dez anos em revistas e livros, abrangendo 13 periódicos, dos quais foram selecionados 6 artigos como base para o estudo atual. Os resultados destacam a necessidade de abordagens pedagógicas mais contextualizadas e investigativas para promover uma compreensão sólida e significativa das frações. Além disso, identificam deficiências na formação pedagógica dos professores, enfatizando a importância de investimentos nesta área. Conclui-se que o uso de metodologias investigativas pode aprimorar a experiência de aprendizado dos alunos, desenvolvendo habilidades de pensamento crítico e raciocínio lógico. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Prof. Dr. Roger Ruben Huaman Huanca pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Frações pt_BR
dc.subject Ensino-aprendizagem pt_BR
dc.subject Ensino de matemática pt_BR
dc.title Aulas investigativas em sala de aula: uma revisão bibliográfica sobrz pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta