Resumo:
A revolução digital já é uma realidade. Hoje, produzimos e consumimos conteúdos de qualquer
lugar, basta que estejamos conectados a algum tipo de dispositivo. Cada vez mais, as mudanças
no nosso cotidiano, nos hábitos e, em como consumimos as informações, vão perpassar pela
interação humano computador. Temos convivido com experiências e serviços personalizados
aos usuários e nesse sentido, os museus precisam encontrar novas formas de apresentar seus
conteúdos e engajar ainda mais seu público. Mudanças nas tecnologias remodelaram o
funcionamento dos museus, fazendo-os repensar em como essas instituições podem
proporcionar experiências e como seus espaços passaram a ser projetados com inserção das
tecnologias para atrair mais e mais pessoas. Desta forma, o seguinte trabalho tem como objetivo
projetar um aplicativo que contribua na difusão dos serviços do MAPP, Museu de Arte Popular
da Paraíba. A metodologia projetual escolhida para este trabalho foi a Design Centrado no
Usuário (DCU) de Preece et al. (2005), com pontos da metodologia de Design Thinking
proposta por Silva et al. (2011), por considerar o usuário como âncora de todo o processo de
escuta, com o objetivo principal de atender às necessidades e expectativas do seu público-alvo,
por meio de feedbacks durante todo o desenvolvimento. Através das oportunidades de
transformações positivas que o digital apresenta para o mundo dos acervos de patrimônio
cultural, foi desenvolvido um protótipo de interface de aplicativo e todas as etapas do processo
seguem descritas e apresentadas suas principais características.
Descrição:
SILVA, Jason Norte da. Relatório sobre - Desenvolvimento de um protótipo de interface de aplicativo para o Museu de Arte Popular da Paraíba baseado nas metodologias do design centrado no usuário. 2024. 63f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo). Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2024.