Resumo:
O objetivo deste trabalho foi mapear a produção científica nacional dos anos de 2019 a 2024
sobre o marketing esportivo no futebol. Para isso, foram selecionados 17 artigos na
plataforma do Periódicos Capes, no intuito de averiguar as principais referências utilizadas,
assim como o marketing esportivo é explorado no contexto brasileiro, especialmente no
futebol, abordando aspectos como torcedores/consumidores, patrocínio esportivo, arenas
esportivas e clubes de futebol. Destaca-se a importância do marketing esportivo na
profissionalização dos esportes, sua influência na economia, na construção de marcas e no
engajamento dos fãs. Considerando a crescente importância do marketing esportivo como
uma ferramenta estratégica para clubes e demais organizações esportivas.
Descrição:
ALVES, Alef Araujo. Marketing esportivo no futebol brasileiro: uma pesquisa bibliográfica no periódicos CAPES. 2024. 28f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2024.