dc.contributor.author |
Alves, Alef Araujo |
|
dc.date.accessioned |
2024-07-17T11:56:07Z |
|
dc.date.available |
2024-07-17T11:56:07Z |
|
dc.date.issued |
2024-06-27 |
|
dc.identifier.other |
CDD 658.8 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/32359 |
|
dc.description |
ALVES, Alef Araujo. Marketing esportivo no futebol brasileiro: uma pesquisa bibliográfica no periódicos CAPES. 2024. 28f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2024. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
O objetivo deste trabalho foi mapear a produção científica nacional dos anos de 2019 a 2024
sobre o marketing esportivo no futebol. Para isso, foram selecionados 17 artigos na
plataforma do Periódicos Capes, no intuito de averiguar as principais referências utilizadas,
assim como o marketing esportivo é explorado no contexto brasileiro, especialmente no
futebol, abordando aspectos como torcedores/consumidores, patrocínio esportivo, arenas
esportivas e clubes de futebol. Destaca-se a importância do marketing esportivo na
profissionalização dos esportes, sua influência na economia, na construção de marcas e no
engajamento dos fãs. Considerando a crescente importância do marketing esportivo como
uma ferramenta estratégica para clubes e demais organizações esportivas. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
Orientador: Prof. Dr. Brunno Fernandes da Silva Gaião. |
pt_BR |
dc.language.iso |
other |
pt_BR |
dc.subject |
Marketing esportivo |
pt_BR |
dc.subject |
Futebol |
pt_BR |
dc.subject |
Comportamento dos consumidores |
pt_BR |
dc.title |
Marketing esportivo no futebol brasileiro: uma pesquisa bibliográfica no periódicos CAPES. |
pt_BR |
dc.type |
Other |
pt_BR |