Resumo:
Esta pesquisa apresenta um estudo de caso sobre os desafios encontrados referente ao uso de
celulares em excesso por crianças. Tem como objetivo a investigação dos impactos causados
pelo uso desregrado, gerando possíveis dificuldades sociais e acadêmicas.
Metodologicamente, trabalhamos com análises de cunho bibliográfico, tendo como
ferramenta de pesquisa os trabalhos acadêmicos, jornais e revistas relevantes ao tema. Por
conseguinte, foram coletados dados através de um questionário realizado com uma professora,
no qual consta suas experiências, desafios e estratégias utilizadas acerca do uso excessivo de
celulares em sala de aula. Após as análises, foi possível identificar que em muitos casos, por
questões de idade, as crianças não fazem o uso de celulares em sala de aula, mas nos casos em
que há essa utilização, é essencial o uso de estratégias que possibilitem uma vivência longe
das telas, promovendo um estilo de vida equilibrado e que corrobore no incentivo a atividades
acadêmicas. Destaca-se a importância de estudos e pesquisas sobre o tema, a fim de que
novos métodos sejam criados, para que pais e educadores possam ter o auxílio necessário e
conhecimento para a prevenção dos possíveis transtornos gerados pelo uso excessivo de telas.
Descrição:
COSTA, A. L. D. Crianças e telas: uma análise dos impactos do uso excessivo de celulares. 2024. 48 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2024.