Resumo:
A expansão dos recursos tecnológicos, como sua área de atuação no ensino de línguas estrangeiras. Na educação, tem permitido o contato direto com elementos didático-pedagógicos mais trabalhosos da realidade de ensino. A partir desse preceito, a construção deste trabalho foi norteada pelas reflexões de Queiroz (2018), Lévy (1999), Santos (2020), Lopes e Castro (2015). O artigo tem como objetivo discutir como os educadores vivenciam as dificuldades com o uso das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) e como essas ferramentas podem corroborar para a prática ativa do ensino de espanhol como língua estrangeira, através da pesquisa, trazer novas perspectivas para a aplicação das tecnologias no ensino/aprendizagem para o desenvolvimento dos alunos, reflexões sobre o uso das ferramentas digitais em sala de aula e as práticas metodológicas, levando em consideração os êxitos e os desafios que os professores podem enfrentar, e quais as possíveis estratégias que podem ser utilizadas para evitar esses problemas. Desta forma, foram utilizadas como corpus do estudo revisões bibliográficas sobre a utilização das TDICs para o desenvolvimento do ensino da língua espanhola. Por conseguinte, desenvolvemos o presente artigo, sobre os relatos de experiências e o processo de ensino com o uso de ferramentas digitais, como ponto de auto análise da prática docente no ensino de espanhol como língua estrangeira (ELE) e o uso das TDICs em sala de aula.
Descrição:
ARAÚJO, V. S. Los desafíos que enfrentan los profesores uso de la tecnología digital en las clase de ELE. 2024. 26 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Espanhol) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2024.